terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Prêmio para tradutores iniciantes

Estão abertas até dia 31 de janeiro as inscrições para o Prêmio Novos Tradutores 2010, promovido pela Universidade Gama Filho e o Instituto de Línguas Miguel de Cervantes. A premiação é voltada a alunos formandos em Letras e graduados que tenham proficiência em línguas inglesa, espanhola e italiana, e que não tenham nenhuma tradução publicada. A melhor tradução de cada idioma, escolhida por um júri, receberá como prêmio uma bolsa de estudos na Espanha, nos Estados Unidos ou Itália. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.ugfpos.com.br. Mais informações pelos tels. (21) 3442-0754 e 3442-0756.

Ao meu lado, o cético lê o anúncio e franze as sobrancelhas: “Mas não faz sentido, isso. Quem é que faz uma tradução sem que uma editora tenha encomendado?” Você está falando com o próprio, respondi. Aconteceu há alguns anos: me apaixonei por um livro, contatei seu autor (na Inglaterra) pra pedir o seu ok, traduzi, e fui à caça de um editor interessado. O resultado de meu longo périplo (que teve final feliz), contarei qualquer dia desses. Tenho certeza de que, em alguma parte do patropi, tem mais gente que fez maluquice semelhante. Divulgo, portanto, acreditando que tem tradutor de talento por aí, e ainda desconhecido, seja em faculdades de Letras ou onde for. Repassem a notícia, se puderem. Pelas regras do jogo, este prêmio não é para o meu bico, mas torço para que sirva de estímulo para outros prêmios e concursos.

Nenhum comentário: