sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Nomes

Há quatro anos, eu fazia minha pré-estreia na rede, no site Blônicas. Era uma croniqueta intitulada Nomes. Tempos depois, saiu a segunda versão, a que apresento abaixo.

Textos requentados, sei disso. Mas relevem, é só um período de entressafra.

***

Nomes (2)

Em Igarapava, interior do estado de São Paulo, o calçadão onde as pessoas fazem suas caminhadas matinais, foi apelidado de Gordovia. Na mesma cidade, o bairro em que a COHAB construiu casas sem a porta do fundo passou a ser conhecido como Pega Ricardão!

No Rio de Janeiro, três batismos curiosos: 1) a Praça Pióx, corruptela de Pio X; 2)o Triângulo das Bermudas, região em que há três prédios, o do BNDES, o da Petrobras e o do extinto BNH – diziam que ali era onde o dinheiro do povo se perdia; 3) Piranhão. Prédio administrativo da prefeitura situado na área onde ficava o meretrício.

Em Salvador, o trecho de um viaduto em que há altos e baixos mais abruptos é conhecido como o Gozo de Virgem.

Se você estiver dirigindo em Santa Catarina, e lhe indicarem que pegue a Briói, lembre-se: trata-se da BR-101.

Em Sampa. O Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, escultura em que índios, negros e portugueses puxam uma canoa usada pelos bandeirantes, é conhecida com o nome de Deixa que eu empurro. Para ter uma idéia da popularidade do nome, ele consta de um roteiro turístico de uma agência na capital.

Ainda em Sampa. Unidade de hospital voltado à saúde feminina. É o popular Xoxotão.

Portugal dá sua contribuição: Nossa Senhora da Graça dos Degolados (Alto Alentejo), Venda-de-Raparigas (Estremadura), Lama do Orelhão (Trás-os-Montes).

Em Uberlândia, MG, o Bar Merindus, aberto em frente à agência do finado Bamerindus da cidade, por um bancário recém-demitido pelo banco. Meses depois, pressionado por uma ação na Justiça, o proprietário foi obrigado a trocar o nome do estabelecimento. Não fez por menos: rebatizou-o para E o Banco Levou.

Mais nomes de estabelecimentos, interior afora: Bar Chove lá fora – Aqui dentro só pinga, Borracharia Prego Amigo, Restaurante Pantagruel, Edson Celulares.

Davida, uma organização não-governamental que atende prostitutas, criou uma grife de roupas com o nome de Daspu. Referência clara à loja da elite paulistana, a Daslu (nas palavras de um jornalão paulistano, “o maior centro de luxo do país”).

Pratos e produtos. Moelas de Galinha Solteira, Filé à Camões (com um só ovo), Lingüiça Queima-Rosca (levemente apimentada e tostada), Carvão Joana D’Arc.

Em Vila de Santa Rita, Alagoas, a Lanchonete Maria Furadinha. O lugar pertence a uma bela cozinheira que, certa vez, foi esfaqueada 17 vezes pelo namorado ciumento. Sobreviveu e abriu o bar.

Nenhum comentário: