quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Escreva ou Morra

Acabo de descobrir um site de enorme valia para jornalistas, escritores, tradutores e qualquer profissional cujo ganha-pão vem das letras. Ou mesmo para estudantes, de qualquer nível, com alguma tendência a empurrar prazos com a barriga. Falo do site “Write or Die”, aqui.

O objetivo, ali, é incutir medo em quem escreve. Medo de que o texto não será escrito dentro de determinado prazo. Para tanto, baseados em princípios da Psicologia, como o Reforço Negativo (assim eles explicam), os idealizadores do site criaram neste programa uma série de consequências para quem não está produzindo a contento. Lembrando que, ao iniciar o trabalho, você informa ao programa o tamanho do texto, quanto tempo tem para terminá-lo e por aí vai. Segue uma tradução livre, minha, de tais consequências (que podem ser perversas):

- Modo Delicado: Algum tempo depois de você ter parado de escrever, surgirá uma mensagem pop-up, lembrando, de maneira delicada, que você deve continuar a escrever.

- Modo Normal: Se você insistir em evitar a escrita, ouvirá um sinal sonoro bastante desagradável. Som que irá parar somente se você continuar a escrever.

- Modo Camicase: Continue a escrever, ou o seu texto começará a se autodeletar.

Consegue imaginar seu texto sendo automaticamente deletado, e ainda por cima com um apito? Benzadeus.

Mas olhemos pelo lado positivo: talvez seja a ferramenta ideal para quem trabalha relativamente perto da geladeira, de telefones celulares e quejandos.

Nenhum comentário: