segunda-feira, 26 de abril de 2010

Zidane e Ronaldo encontram Emanuelle

“Filme da Copa do Mundo de 1998”, anunciava a programação de um canal de esportes, para dali a dez minutos. Começo a especular: virá à tona a explicação definitiva para o que ocorreu com Ronaldo? Cenas inéditas do ídolo estrebuchando no vestiário? Uma anatomia da derrota, nos moldes daquela feita por Paulo Perdigão, sobre a Copa de 1950?

Consultei os botões (futebolísticos), e decidi ver que pito tocava.

Surpresa positiva, de cara: takes de lances e closes de jogadores que lembravam as antológicas cenas do Canal 100, nos momentos que antecediam os filmes na telona, décadas de 1970/80.

Mas o encanto foi breve. Há momentos em que a paixão do telespectador, além de cega, deve ser surda. Só assim para relevar certas coisas.

A começar pelo texto do filme, eivado de clichês. Um longo desfile de metáforas surradas, daquelas de repórter de telejornal metido a espirituoso. Discípulos de um Galvão Bueno em seus melhores (?) dias. De chorar. Mas ficaria ainda pior.

Não tem uma fita chamada “For your eyes only”? Era justamente o caso. A música que acompanhava as cenas, aqui... Meus sais. O olé dado por Zidane, Petit e cia. era embalado por um pianinho de saguão de shopping center. A certa altura, a sensação é de que tomaram emprestada a trilha dos filmes de Emanuelle (o que, no fundo, tem coerência, já que a competição rolava na terra dos gauleses).

Por Tutatis, quem é que edita esses programas?

Nenhum comentário: