quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Essa é pra tocar no rádio (2)

Dante Ozzetti – Ultrapássaro, Gravadora Eldorado, 2000.

A rigor, Ultrapássaro (vencedor do 3º Prêmio Visa de MPB) é um disco de Dante e de Luiz Tatit, parceiro em sete das onze das canções do álbum. As letras e as melodias são um primor, com destaque para Dentro e fora, um choro em que um longo solo instrumental é intercalado entre a primeira e a segunda vez que Ná (irmã de Dante) e Virginia Rosa cantam a letra. Nele, uma progressão harmônica rara (em tempos de pasteurização generalizada da música popular, isso não é pouco) que leva o ouvinte a um longo e saboroso passeio musical.

Mas é um engano achar que Dante compõe “apenas” as melodias para letristas de mão cheia como Tatit. Prova disso são Assim e Vão. Achar adjetivos para elas pouco acrescenta a este esboço de resenha; é preciso ouvi-las.

Há mais de um ponto em comum entre Dante e Márcio Faraco (de quem falei recentemente, aqui). Ambos têm voz “pequena”, por exemplo. Dante, porém, compensa este ponto fraco chamando o Grupo Vocal Vésper, que engrossa o coro em algumas das faixas do álbum.

Fechando o disco, Vou voltar, de Dante e Itamar Assumpção. Que tem absolutamente tudo a ver com a guinada que dei há nove meses.

E mais não digo, pra não começar a resvalar na pieguice.

Nenhum comentário: