quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Essa é pra tocar no rádio (7) *

Luiz Tatit e Grupo Rumo

Há exatos 30 anos acompanho o trabalho de Tatit. Tivesse confiado nas primeiras impressões ao ouvir o Rumo, teria desistido ali mesmo. A reação de muitos, diante da primeira audição: mas ele está cantando ou falando? Fato é que as canções do Rumo aproveitam a prosódia da linguagem cotidiana, a ela acrescentando os acordes e a harmonia. Semanas atrás, saiu uma matéria no jornal sobre a banda Memórias de um Caramujo, que bebe na fonte do Rumo. Entrevistado, Tatit elogia o trabalho deste grupo e diz: “"É preciso incluir elementos que durem mais na escuta do ouvinte, às vezes é um bom refrão ou um tratamento musical mais profundo, que permita à pessoa entrar mais na música, não só pelo viés da letra."

É justamente o que acontece com o Rumo. De fato, ouvidas repetidamente, algumas de suas letras – é o principal compositor do grupo – esgotam a novidade. Mas tamanha é a sofisticação harmônica e dos arranjos dessa “big band” que, uma vez ultrapassado o estranhamento inicial, as canções pedem muitas outras audições.

Foram seis discos gravados. Início dos anos 90, Luiz Tatit e Ná Ozzetti iniciam carreira solo. Paulo Tatit junta-se a Sandra Perez, e passam a produzir a série de cedês do Palavra Cantada, que conquistaram, em igual medida, o público infantil e o adulto. Hélio segue compondo trilhas para programas da TV Cultura.

Do trabalho solo de Tatit, o “canto falado” praticamente desapareceu. Em compensação, disco após disco, foi se revelando um grande artesão de nosso cancioneiro. Dá para apostar sem erro que suas letras são buriladas à exaustão, para caber na medida exata, para cair, como dito em “As sílabas”, “como uma luva na canção”. O resultado é de uma simplicidade espantosa. A propósito, Hélio Ziskind declarou certa vez que, para Tatit, o rótulo “música para crianças” é uma bobagem. Para ele, existe música, e ponto final. Nada mais verdadeiro, e fato comprovado: há muitos anos, meu filho hoje adolescente tem os discos de Tatit em sua lista de favoritos.

(*) Texto em duas partes. A segunda irá ao ar na sexta-feira.

Nenhum comentário: