quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Nada de novo sob o sol?

Dia desses, entro numa loja, rádio ligado, ouço os primeiros acordes, inconfundíveis, de “Here comes the sun”, de George Harrison. Compassos depois, entra uma voz... de mulher! Tirante a voz, todo o restante era da canção original. Sinal de que o descaramento não tem mais limites, é o império do Control C – Control V. Café requentado no cardápio musical.

O que explica a atual enxurrada de regravações? Tributo ao autor, aposta no suce$$o fácil, preguiça de buscar repertório, medo de apostar no novo... Ou tudo isso junto. Felizmente, nosso cancioneiro tem lugar para tudo. Inclusive para artistas que recusam a pasteurização geral, buscando dizer o que ainda não foi dito, ao mesmo tempo em que relembram o já consagrado. Memorável, a afirmação de Itamar Assumpção, ao gravar Ataulfo: “Regravar Ataulfo em ritmo de samba não acrescentaria nada à sua obra”. A lista que segue dá uma amostra de recriações (este, o termo mais exato) musicais, com arranjos de extrema riqueza.

1. “Mulata assanhada”, de Ataulfo Alves. Álbum Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora, de Itamar Assumpção, 1996.
2. “Domingo feliz”, de Daniel Boone e Rod McQueen, versão de Rossini Pinto. Álbum Na tradição, de Maurício Pereira, 1995.
3. “Esquadros”, de Adriana Calcanhoto. Por Kléber Albuquerque. Álbum Só o amor constrói, de Kléber Albuquerque e Miniorkestra de Polkapunk, s/d.
4. “Hello, Goodbye”, de Lennon/McCartney. Por Milton Nascimento. Álbum O Planeta Blue na estrada do sol, 1991.
5. “Impossível acreditar que perdi você”, de Márcio Greyck e Cobel. Por Rita Ribeiro. Álbum Rita Ribeiro, 1997.
6. “Pra sempre e mais um dia”, de Marina Lima e Antônio Cícero. Por Vânia Bastos. Álbum Diversões Não Eletrônicas, 1997.
7. “You’re going to lose that girl”, de Lennon e McCartney. Pelo trio Música Ligeira. Álbum Música Ligeira, 1994.
8. “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. Pelo grupo Catavento. Álbum Adonirando, 1997.
9. “Ronda”, de Paulo Vanzolini. Pelo grupo Premê. Álbum Alegria dos Homens, 1991.
10. “Chovendo na Roseira”, de Tom Jobim. Pelo grupo vocal Banda de Boca. Álbum Banda de Boca, 2007.

Nenhum comentário: