sexta-feira, 23 de julho de 2010

O sarcasmômetro

Deu na Língua Portuguesa deste mês.

“Um programa de computador criado por pesquisadores da Universidade Hebraica, em Israel, é capaz de detectar frases sarcásticas escritas na internet. O algoritmo responsável pela façanha foi batizado de SASI, sigla que designa, em inglês, “algoritmo semissupervisionado para identificação do sarcasmo”. Testado em frases postadas no microblog Twitter, a ferramenta conseguiu identificar o sarcasmo de enunciados com uma precisão de 77%. Ainda que a eficácia não seja de 100%, é preciso lembrar que, muitas vezes, nem mesmo humanos entendem conteúdos sarcásticos.”

Mais uma joia do humor involuntário. Imagino o sucesso que tal aparelhinho pode fazer, quando chegar cá nos trópicos. Não só aqui, mas em toda parte onde impera o analfabetismo funcional.

Enquanto o SASI não chega, vamos recheando nossas frases com o “rs”. Falando nele, no dia em que meus escritores prediletos passarem a usar este recurso (ou quando me deparar com um “lol” num livro em inglês), jogo a toalha: a boçalidade terá vencido.

Nenhum comentário: